Pular para o conteúdo principal

Vamos Brincar? - Torre de Hanoi


Oi, galerinha!

    Dizem que criança (até adulto, viu rs) aprende melhor brincando. Então, hoje vamos praticar POTENCIAÇÃO e brincar muuuuuito!☺☻

    Primeiramente vamos lembrar os conceitos: 
  • Potenciação é a multiplicação de fatores iguais, ou seja, um número multiplicado por ele mesmo diversas vezes.
  • O expoente é a quantidade de vezes que esse número é multiplicado (*).
Exemplo: 2³ = 2*2*2
- Base: 2
- Expoente: 3

    Agora que já sabemos como funciona, vamos jogar um jogo bem conhecido chamado TORRE DE HANOI.
Torre de Hanói em Madeira Educativo Wood Toy Tower Hanoi no Elo7 ...
    Como funciona: Devemos mover TODOS os discos de uma torre (denominada A) para outra torre (C), de forma que no final deixemos ordenadamente o disco de maior diâmetro sempre embaixo do que possui menor diâmetro (conforme exemplo acima). Mas, para isso, durante os movimentos, NÃO podemos colocar um disco MAIOR em cima de um MENOR.

A quantidade mínima de movimentos é baseada no seguinte cálculo: 2n-1

Exemplo: 3 hastes 2³-1 = (2*2*2)-1 = 7

Vamos praticar com 4? Deixe seu comentário! ☺☻

Link do jogo: https://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/

Créditos: Só Matemática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista - Diagrama de Venn

Vamos praticar sobre Diagrama de Venn? ☺☻ 1) (ESAL) Foi consultado um certo número de pessoas sobre as emissoras de TV que habitualmente assistem. Obteve-se o resultado seguinte: 300 pessoas assistem ao canal A, 270 pessoas assistem ao canal B, das quais 150 assistem ambos os canais A e B e 80 assistem a outros canais distintos de A e B. O número de pessoas entrevistadas foi: a) 800 b) 720 c) 570 d) 500 e) 600 2) (UNICAMP-2009) Três candidatos A, B e C concorrem à presidência de um clube. Uma pesquisa apontou que, dos sócios entrevistados, 150 não pretendem votar. Dentre os entrevistados que estão dispostos a participar da eleição, 40 sócios votariam apenas no candidato A, 70 votariam apenas em B, e 100 votariam apenas no candidato C. Além disso, 190 disseram que não votariam em A, 110 disseram que não votariam em C, e 10 sócios estão na dúvida e podem votar tanto em A como em C, mas não em B. Finalmente, a pesquisa revelou que 10 entrevistados votariam em qualqu...

Origem do Zero

    A origem do zero ocorreu em três povos (babilônios, hindus e maias) e foi  considerada uma das maiores invenções da humanidade , pois abriu espaço para a criação de todas as operações matemáticas que são conhecidas atualmente.         Originalmente o zero, representado como uma casa vazia , foi o maior avanço no sistema de numeração decimal. A representação gráfica do zero (parecida com o modelo atual) de morou cerca de 400 anos para ser incorporada ao  sistema decimal  hindo-arábico de numeração. Definir graficamente o zero foi de extrema importância para se poder posicionar precisamente os dígitos que formam qualquer número desejado.         Portanto, o zero evoluiu de uma casa vazia para transformar-se em um símbolo numérico usado pelos povos antigos e atualmente por nós.

Diagrama de Venn

        Chamado Diagrama de Venn ou Diagrama de Conjuntos trata-se de um sistema de organização de conjuntos numéricos, no qual os elementos são agrupados e organizados através de círculos sobrepostos (máximo 3), facilitando a visualização.     O diagrama foi criado pelo matemático John Venn (1834-1923) com o intuito de facilitar a demonstração de União e Intersecção . U → União : União de TODOS os elementos nos círculos A, B e/ou C. ∩ → Intersecção : APENAS elementos IGUAIS que estão presentes nos círculos A, B e/ou C. Exemplo: A = (1, 2, 3, 4, 5, 7) B = (5, 6, 7, 8, 9) A U B = (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) A ∩ B = (5, 7) No próximo post teremos exercícios para treinar. Acompanhe! ☺☻ Créditos: Todo Estudo.